Carregando

Redução do custo de operação com cartão de débito e seu impacto no varejo

Data Publicação: 04/04/2018 / Categoria: Financeiro

Na última segunda-feira, 26 de março, o Banco Central informou que irá limitar a tarifa de operação de débito a partir de primeiro de outubro de 2019. A redução do custo dar-se-á pela fixação da tarifa de intercâmbio praticada pelas credenciadores, que será de 0,5% e limitado a 0,8%.

A expectativa do Banco Central é de que a limitação venha a trazer uma redução final de até 20% no custo da operação para o consumidor final. No entanto, cabe destacar que uma redução depende da concorrência de mercado de credenciamento, que hoje é acirrada.

A medida tem como principal objetivo, reduzir o custo para o consumidor final, nas transações pela modalidade de débito, como por exemplo a lei sancionada em junho de 2017, que permite diferenciação de preços entre as modalidades de crédito e débito.
Veja abaixo os impactos da redução da taxa de cartão de débito:

  1. Melhora o ciclo financeiro operacional das empresas, que passa a contar com o recurso da operação em D+1, permitindo que o prazo médio de recebimento diminua;
  2. Diminui a pressão sobre o fluxo de caixa, com o recurso disponível em D+1 a empresa pode estruturar sua estratégia de compras e estocagem;
  3. Melhora a competitividade, as empresas que possuem uma boa gestão financeira poderão estruturar suas ações de marketing, diferenciando o custo das operações, bem como seu repasse ao consumidor final, sem afetar sua rentabilidade.

Segundo o Banco Central ainda há espaço para mais reduções, vamos aguardar as "cenas dos próximos capítulos".

Este conteúdo foi escrito por Valdo Silveira, contador sócio da Innove Consultores, empresa focada na entrega de resultados claros e transparentes aos seus clientes.

Conhece nossos serviços?

Contábil

Registro cronológico de todas as atividades de uma empresa.

Fiscal e Tributário

Custo expressivo na rentabilidade da empresa.

Societário e Paralegal

Superar a barreira burocrática para a abertura da sua empresa

Trabalhista

Acreditamos que pessoas são um dos maiores ativos de uma empresa.